10 mitos e verdades sobre micropigmentação que você precisa conhecer

micropigmentacao
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

A micropigmentação vem se popularizando no universo feminino. Mulheres de todas as idades buscam informações sobre como funciona esse procedimento estético. Ainda que seja simples e seguro, a micropigmentação ainda é cercada de diversos mitos e verdades.

Se ainda tem dúvidas sobre a micropigmentação, confira neste post, 10 mitos e verdades para você entender tudo sobre o assunto.

Só existe micropigmentação de sobrancelha

Mito. A sobrancelha é o local mais conhecido de aplicação de micropigmentação. Mas é possível fazer esse procedimento nos lábios, no cabelo, na pálpebra, paramédica, entre outras possibilidades.

Qualquer pessoa pode fazer a micropigmentação

Mito e verdade. Existem algumas restrições e cada caso deve ser analisado individualmente. No entanto, de forma geral, qualquer pessoa pode sim fazer a micropigmentação.

No entanto, a micropigmentação é contraindicada para pessoas que possuam alergias ou sensibilidade aos materiais utilizados na aplicação.

Por isso, é necessário analisar caso a caso antes de realizar esse procedimento.

A micropigmentação tem resultado permanente

Mito. A penetração do pigmento ocorre em uma camada superficial da pele. Desse modo, à medida que o tempo passa, a coloração vai se perdendo e ficando mais fraca.

A micropigmentação dura, em média, de seis meses a dois anos e pode ocorrer a necessidade de retoques durante esse período.

No entanto, a micropigmentação jamais deve ser confundida com tatuagem que tem resultado permanente na pele.

Existe idade mínima para realizar micropigmentação

Verdade. Por se tratar de um procedimento estético invasivo, a idade mínima para realizar a micropigmentação é de 18 anos.

Não dá para prever o resultado da micropigmentação

Mito. Normalmente, os profissionais que realizam a micropigmentação utilizam maquiagem para simular o resultado em seus clientes antes da aplicação.

Isso oferece muito mais segurança para que a pessoa possa visualizar o resultado final e assim, realizar o procedimento tranquilamente.

Os pelos naturais continuam crescendo

Verdade. A micropigmentação com a técnica fio a fio, por exemplo, não interfere no crescimento dos pelos naturais. Assim, haverá necessidade de continuar fazendo a limpeza das sobrancelhas.

O resultado definitivo não é visível nos primeiros dias

Verdade. Durante o período de cicatrização que dura aproximadamente 30 dias, não é possível perceber o resultado definitivo da micropigmentação.

Isso acontece, porque a tinta ainda estará em um tom mais escuro e não irá representar com fidelidade o resultado definitivo da micropigmentação.

Somente após a cicatrização é possível perceber o resultado ou possíveis retoques que sejam necessários.

Devo ter cuidados especiais após a aplicação

Mito. O profissional responsável pela micropigmentação fará recomendações sobre alguns cuidados básicos, como não coçar o local da aplicação, não retirar as casquinhas, não aplicar nenhum produto que possa prejudicar a cicatrização, entre outras situações e cuidados básicos.

Só mulher pode fazer a micropigmentação

Mito. Apesar de ser um procedimento estético bastante utilizado por mulheres, homens também podem fazer a micropigmentação.

Esse procedimento pode ser realizado para cobrir falhas ou cicatrizes em sobrancelhas de homens, por exemplo.

Outra forma de micropigmentação para homens é a capilar, cobrindo possíveis falhas no cabelo ou sendo uma grande aliada contra a calvície.

Não é possível fazer micropigmentação com sobrancelha ruiva ou loira

Mito. Existem diversas colorações e tonalidades de tintas utilizadas na micropigmentação e que atendem a qualquer tom de cabelo ou sobrancelha.

Procure um profissional especializado

Uma última dica e a mais importante para você que deseja fazer esse procedimento, busque sempre um profissional especializado que prese pela higiene e segurança dos seus clientes. Dessa forma, tenho certeza que você vai adorar o resultado da micropigmentação!

Receba mais notícias

Deixe seu email abaixo para ser incluído em nossa lista de comunicação.