8 dicas para tirar as melhores fotos para seu portfólio

portfolio
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Para o micropigmentadores, é fundamental investir em técnicas que destacam o portfólio. Especialmente devido à concorrência nas mídias sociais.

Afinal, fotos profissionais aumentam a qualidade percebida do trabalho. Dessa forma, o micropigmentador pode aumentar seus lucros. Por isso, separamos 8 dicas para tirar as melhores fotos para seu portfólio.

1. Storyboard

É importante criar uma storyboard, ou seja, um roteiro simples, antes de fotografar seu trabalho.

Dessa forma, você garante que imagens estejam coesas com seus objetivos, o que evita a perda tempo com fotos sem relação alguma.

2. Tripé

Tripé é fundamental para assegurar a nitidez da foto. É importante investir em um tripé flexível, que lhe permita tirar fotos nítidas a uma distância baixa.

3. Lâmpada flexível

Uma lâmpada flexível é ótima para controlar a luz. Dessa forma, você pode elencar quais tipos de sombras deseja criar para suas fotos.

4. Escolha do ângulo

Todo esse processo será muito mais fácil através de um tripé. Dessa forma, você pode obter um ângulo mais consistente e capturar algumas variações. No entanto, não há mal algum escolher o processo manual.

Inclusive, aqui vai uma dica: busque não fotografar o mesmo ângulo todas as vezes. Essa técnica acaba se tornando previsível e monótona. Portanto, invista na criatividade e teste várias perspectivas.

5. Improvise conforme as possibilidades

Você não precisa de uma câmera com qualidade profissional, tampouco a iluminação perfeita para valorizar seu trabalho.

Portanto, esteja pronto para improvisar conforme suas possibilidades. O importante é priorizar o conjunto de fotografia que esteja mais coerente com a ideia, o tema e o clima do projeto.

Inclusive, há outras vertentes: você pode tirar uma foto e complementar com ilustrações ou animações. O que vale é expor suas ideias.

6. Use a luz natural ao seu favor

Grande parte dos portfólios conta com iluminação de estúdio. No entanto, há a possibilidade de usufruir da luz natural, o que torna a foto ainda mais autêntica e, de certo ponto, descontraída.

Além disso, no início, um estúdio fotográfico pode não caber no orçamento. Dessa forma, seu melhor aliado é a luz natural.

Por exemplo: um dia nublado pode fornecer uma luz agradável e uniforme. Encontre um bom ângulo e edite a foto após o clique, como o Lightroom, por exemplo, fornece uma versão gratuita com diversas opções incríveis.

Deste modo, você obterá bons resultados, ainda que a câmera tenha menos recursos.

7. Enquadramento

Enquadramento é essencial quando você deseja chamar atenção para algo, como as sobrancelhas, por exemplo. Dessa forma, você conduz o olhar do telespectador para o ponto principal da fotografia.

Uma das maneiras mais fáceis de utilizar essa técnica é habilitando as linhas de grade da câmera, inclusive boa parte dos smartphones possuem esse recurso.

Através desse “guia”, sua foto ficará mais equilibrada e ganhará destaque nos pontos principais.

8. Defina o foco

Câmeras dos celulares costumam focar automaticamente no primeiro plano, mas nem sempre o ponto central da fotografia é uma coisa óbvia. Por isso, é necessário ajustar o foco.

Para tal, basta abrir o aplicativo da câmera e tocar na parte em que você deseja aprimorar a visualização.

Receba mais notícias

Deixe seu email abaixo para ser incluído em nossa lista de comunicação.