A importância da comunicação cliente-profissional antes do procedimento de Micropigmentação

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A micropigmentação é um mercado em alta, com cada vez mais pessoas aderindo a estes serviços. No entanto, por lidar constantemente com novos clientes que desconhecem este procedimento estético, o micropigmentador deve saber manter uma boa comunicação com eles.

Até mesmo se o seu novo cliente já fez alguma micropigmentação anterior, manter uma boa comunicação ajuda a deixar ambos na mesma página. Afinal, uma micropigmentação na sobrancelha ou lábios, por exemplo, afeta o visual do cliente, uma área que qualquer pessoa vaidosa se preocupa muito. Ou seja, é fundamental garantir que a experiência e o resultado sejam positivos.

Uma boa comunicação cliente-profissional pode trazer um diferencial para o atendimento de qualquer micropigmentador. Entenda todos os efeitos positivos que isso traz antes mesmo do procedimento.

Para a segurança do procedimento

Como todo bom profissional sabe, uma vez que a micropigmentação envolve uso de agulhas com pigmentos na pele, todo o cuidado é pouco. Ainda que seja um procedimento seguro, existem certas contraindicações que dificultam a sua aplicação em certas pessoas.

A única maneira de identificar se o cliente possui algum empecilho que dificulte ou impossibilite o trabalho é através de um diálogo aberto. Alergias, medicamentos, doenças, histórico de saúde, são todos temas que devem ser abordados previamente. O ideal é utilizar o processo de anamnese, para garantir que abordará todos os assuntos e ainda manter registrado para futuras consultas.

Além disso, deve ficar bem claro para o cliente que o motivo das perguntas é apenas assegurar a tranquilidade do procedimento e o melhor efeito final. Assim, ele também se importará em fornecer todas as informações, respondendo o questionário com sinceridade e adicionando quaisquer detalhes pertinentes sobre si.

Não se trata de fazê-lo se preocupar ou achar que o procedimento é arriscado, mas de explicá-lo todos os seus passos. É aqui que entra o cuidado do profissional em formular uma explicação firme e direta, mas calma e empática. Levar o tempo que for preciso para explicar todos os pormenores é fundamental.

Para o conforto e a satisfação do cliente

A comunicação cliente-profissional não se trata apenas de questões técnicas de saúde. É durante uma conversa preliminar que se estabelece os objetivos do cliente e os resultados que ele espera. Da mesma forma, é papel do profissional explicar como a micropigmentação ocorre, esclarecendo a mudança de tom e a necessidade de possíveis retoques.

Uma troca de informações direta ajuda a alinhar as expectativas com a realidade e agrega honestidade a esta relação. É durante estas conversas iniciais que o profissional tem a oportunidade de conhecer o perfil do cliente para saber como melhor atendê-lo.

Uma pessoa mais apreensiva, repleta de dúvidas e sem certeza do quer, deve ser lidada com paciência e mais orientação. Já os clientes mais apressados pedem por respostas mais curtas e diretas para ganhar sua confiança. Enquanto isso, os mais quietos precisam de um incentivo para entrar na conversa e compartilhar seus pensamentos.

Vale lembrar que ter boa comunicação não é apenas como fazer perguntas e respostas, mas dar a liberdade para o cliente falar. Deixar o cliente contar suas vontades e sua linha de raciocínio pode ajudar o profissional a atingir o melhor resultado.

Consequentemente, o cliente seguirá o procedimento confortável e confiando em você como profissional. Mais ainda, são maiores as chances da pessoa ficar satisfeita com o resultado e com o seu atendimento, gerando um bom relacionamento e clientes mais fiéis.

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