A importância de escolher tinta de qualidade para tatuagens

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Ninguém que faz uma tatuagem espera um mau resultado. Por isso, existe tanto esforço em procurar o tatuador ideal que irá garantir o melhor desenho e toda a qualidade, no momento da aplicação. Como parte integral do processo, a escolha da tinta é determinante para a qualidade das tatuagens.

Por que a tinta é tão importante para as tatuagens?

Mais importante até do que o resultado da tatuagem é a saúde de quem a faz. Por isso, é preciso tomar muito cuidado na escolha da tinta, de preferência optando por aquelas que possuem o selo da Anvisa.

Tintas não aprovadas, podem ter um excesso de ferro, por exemplo, que pode causar dor no momento de uma ressonância magnética.

Por outro lado, certas substâncias podem até mesmo ser absorvidas pelo corpo e prejudicar o funcionamento de certos órgãos, como os rins, o fígado e os pulmões.

Para complementar a lista de problemas de tintas não regulamentadas, existem os menos graves, mas ainda bem incômodos, como dermatites na região.

Grande parte destes problemas surge por conta dos pigmentos que dão cor a tatuagem. Eles podem até ser necessários em certos momentos, mas precisam ser usados de uma maneira mais controlada.

Por isso, o ideal é contar com uma tinta de qualidade, que seja aprovada pela Anvisa e que seja desenvolvida com a menor necessidade de ajuste de cor, por parte do tatuador.

selo da Anvisa é particularmente importante, especialmente porque estúdios que usam tintas não registradas podem ser fechados. Além disso, o órgão fiscalizador prega pela segurança dos consumidores, garantindo que os produtos aprovados não são prejudiciais.

Cuidados com a qualidade da tinta

Mesmo as tintas de qualidade e aprovadas pela Anvisa podem apresentar alguma reação na pele de quem for recebê-la. Por exemplo, as cores um pouco menos tradicionais, como o roxo, o lilás, o rosa e outras, são mais suscetíveis a causar reações alérgicas.

Neste caso, é interessante fazer um teste de alergia no cliente. É possível colocar um pequeno ponto na pele e esperar 24 horas. Caso haja alguma reação, pode ser mais recomendado trocar a cor.

Mais um cuidado interessante é com as tintas importadas. Existe uma crença de que importado significa necessariamente melhor, o que não é verdade.

Muitas tintas importadas também podem apresentar sérios problemas e especialmente se não forem regulamentadas pela Anvisa, podem trazer dúvidas em relação aos seus efeitos nos clientes.

Por fim, existe a importância da tinta no quesito da qualidade do produto final. A tatuagem é permanente, o que significa que a tinta deve manter a intensidade, ou pelo menos algo muito próximo, durante muito tempo, até mesmo décadas.

Por isso, a consistência da cor é fundamental para garantir a qualidade para os clientes. Para os tatuadores, existem formas de testar a qualidade dos produtos e garantir a sua qualidade e, consequentemente, a reputação do seu estúdio para os seus clientes.

Se ambos forem aprovados, existe uma chance muito maior que eles voltem e recomendem o seu trabalho para os seus amigos.

Todo profissional precisa de um material de qualidade para realizar o seu trabalho. Com o tatuador, não é diferente. A tinta de qualidade garante um produto mais belo e duradouro, mas o mais importante, é sempre prezar pela saúde do paciente. Por isso, garanta a sua reputação e use apenas o melhor.

Receba mais notícias

Deixe seu email abaixo para ser incluído em nossa lista de comunicação.