Como abrir um estúdio de tatuagem?

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Estúdios de tatuagem são um negócio que tem crescido cada vez mais no Brasil. A arte de pigmentar a pele está tão presente na cultura brasileira que o crescimento do mercado minimiza as possibilidades de se sofrer com uma crise econômica.

Caso você tenha interesse a abrir um estúdio de tatuagem, confira aqui algumas dicas de como fazer isso.

Profissionalismo é o primeiro ponto essencial para começar esse negócio. Assim, busque profissionais competentes e com experiência para garantir um bom serviço para os clientes e a segurança de todos. É por meio deles que você vai mostrar um diferencial no mercado.

Regulamentação do estúdio

O primeiro passo para abrir um estúdio de tatuagem é criar um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Por meio dele, o empreendedor vai disponibilizar suas informações para a Receita Federal e órgãos do Ministério da Fazenda. Essa é uma forma de assegurar aos clientes a legalidade e credibilidade da empresa.

Um outro documento essencial para regulamentar o seu negócio é um alvará de funcionamento, que é emitido pela prefeitura do município ou algum órgão municipal. Dessa maneira, o estúdio vai poder funcionar regularmente frente às autoridades da região onde está instalado.

Por fim, o empreendedor precisa ter atenção à regulamentação exigida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Por se tratar de um serviço de grandes responsabilidades com a saúde do cliente, o estúdio de tatuagem deve seguir algumas normas de vigilância sanitária, como:

– Esterilização dos materiais utilizados;

– Utilização de tintas aprovadas pela Anvisa;

– Descarte correto dos materiais;

– Abertura das embalagens descartáveis na frente dos clientes;

– Piso revestido de material liso, impermeável e lavável;

– Ambiente para a realização de procedimentos de tatuagem com, no mínimo, 6 metros quadrados e largura mínima de 2,5 metros.

Assim, você vai garantir que a contaminação não aconteça no ambiente do estúdio e a confiança dos clientes.

Localização e estrutura

A escolha da localização do seu estúdio de tatuagem é um dos fatores a que se deve ter mais atenção. É preciso conhecer o público-alvo da localidade, os hábitos de consumo das pessoas e até a renda média delas. Afinal, você precisa atingir o público desejado e chamar a atenção de quem circula pela região para os serviços oferecidos.

Propaganda é a alma do negócio. Por isso, além de investir em uma localização estratégica, você precisa usar a decoração do ambiente para chamar a atenção dos possíveis clientes. Algumas dicas são:

– Móveis confortáveis e modernos;

– Quadros;

– Pinturas.

É importante que as pessoas percebam, no espaço do estúdio, descontração e a personalidade do empreendedor expressada.

Além disso, é preciso estruturar o estúdio. Alguns equipamentos básicos para abrir o negócio são:

– Máquina de tatuagem;

– Agulhas de tatuagem;

– Tinta;

– Luvas estéreis

– Equipamentos de esterilização;

– Cadeira ou maca;

– Espelhos;

– Balcão ou mesa

Quer saber mais sobre como garantir o sucesso do seu negócio? Confira mais dicas no nosso site e entre em contato conosco para tirar dúvidas sobre o assunto.

Receba mais notícias

Deixe seu email abaixo para ser incluído em nossa lista de comunicação.