Como escolher o tipo de tinta ideal para cada estilo de tatuagem?

tinta para tatuagem
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Escolher o tipo de tinta ideal para cada estilo de tatuagem é um passo muito importante para garantir que o resultado final do desenho em sua pele seja o mais consistente e bonito possível. Atualmente, existem diversos modelos de pigmentos disponíveis no mercado e eles têm avançado com o tempo, variando em intensidade, cores e tonalidades.

Em razão do grande número de opções à disposição, é interessante estar atento à qualidade da tinta e aos usos para os quais ela pode ser aplicada, uma vez que estes fatores influenciam diretamente na aparência e até mesmo na durabilidade da arte escolhida para ser aplicada de maneira permanente em sua pele.

Nos tópicos a seguir, trouxemos algumas dicas e informações importantes em relação a como escolher a tinta ideal para os diferentes padrões e modalidades de desenhos de tattoo para que a sua experiência com esta arte seja satisfatória e segura. Acompanhe a leitura e confira.

Prestando atenção à qualidade da tinta

Para o caso das tintas para tatuagem comercializadas no Brasil, é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que regulamenta e monitora estes produtos para que eles sigam os padrões de qualidade e de segurança exigidos para prevenir contra reações adversas na saúde de quem receberá a arte no corpo.

Portanto, a Anvisa mantém uma fiscalização sobre todos os componentes que constituem a tinta para tatuagem e verifica se eles são seguros para a aplicação permanente na pele. É importante ficar atento, por conseguinte, ao rótulo dos produtos. Antes de fazer a tattoo, independente do estilo de desenho escolhido, tenha certeza de que o pigmento não é adulterado e é aprovado pelo órgão de regulamentação.

Caso alguma tinta não seja devidamente aprovada, existe o risco de a pessoa desenvolver dermatite, por exemplo, com vermelhidões na pele e feridas graves, a depender do caso. Outras complicações para a saúde que podem surgir são reações alérgicas de forma geral e até mesmo câncer de pele.

Tipos de tatuagens e pigmentos

Os desenhos mais comuns nas artes de tattoo são os feitos em cor preta. Estas tintas são, por consequência, as mais utilizadas e compradas no mercado pelos tatuadores. Elas são feitas basicamente tendo o carvão como princípio em sua composição.

Por não ter muitos componentes químicos no seu processo de fabricação, a tinta preta para tatuagem não costuma causar reações alérgicas muito frequentemente. Ainda assim, é importante manter os cuidados e ficar alerta, pois pode ser que ela desencadeie coceiras no local em que o desenho é aplicado.

Para os desenhos que levam cor em sua realização e que precisa de tintas específicas, a atenção também precisa ser constante. Quando à tinta de cor verde não é devidamente aprovada pela Anvisa, por exemplo, existe o risco de lesões na pele ou complicações de asma.

As tintas que são mais incomuns para colorir desenhos de tattoo, como o pigmento violeta, roxo, rosa ou lilás, podem causar reações alérgicas de maneira mais frequente; por esse motivo é importante ter cautela e verificar com o tatuador qual a procedência do produto.

A situação é semelhante para os pigmentos de cor vermelha e amarela: componentes não autorizados em sua composição podem causar complicações no corpo.

A Iron Works Brasil é pioneira no ramo de pigmentos para tatuagem e micropigmentação. Conheça nossos produtos!

Receba mais notícias

Deixe seu email abaixo para ser incluído em nossa lista de comunicação.