Como se destacar no mercado de beleza em tempos de crise?

crise
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Apesar de ser um procedimento relativamente novo, a micropigmentação de sobrancelhas, que consiste na aplicação de pigmento na pele nos moldes de uma tatuagem, é um método que vem ganhando cada vez mais adeptos, inclusive entre as celebridades.

Entretanto, apesar de ser um dos preferidos dos brasileiros, o mercado de beleza vem sofrendo duramente os efeitos causados pela pandemia da COVID-19. No Brasil, existem mais de um milhão de microempresas e microempreendedores individuais relacionados aos serviços de beleza.

Devido à necessária imposição de isolamento social por parte das autoridades sanitárias, esses profissionais, em sua maioria autônoma, têm tido dificuldades para manter-se no mercado sem observar queda em sua clientela, que, por sua vez, também enfrenta dificuldades financeiras, tende a priorizar os serviços essenciais.

Nossa proposta, aqui, é sugerir aos profissionais da micropigmentação algumas possíveis soluções para o enfrentamento dessa crise mundial, minimizando os prejuízos financeiros que fazem parte desse momento e se destacando no mercado de trabalho que, devido à popularização da profissão, vem se tornando bastante competitivo.

Não deixe de manter contato com os seus clientes

Mantenha seus canais de comunicação sempre atualizados: redes sociais, listas de transmissão via WhatsApp, entre outros. Esses canais devem servir para a veiculação de informações de interesse dos seus clientes, mantendo seu negócio sob a visão deles. A sua dedicação e crença na qualidade do seu trabalho pode ser seu grande diferencial. Lembre-se: o que não é visto não é lembrado!

Faça vendas antecipadas

Uma opção que vem ganhando espaço entre os serviços de beleza é a venda antecipada de vouchers, que podem ser usados quando seu negócio voltar a funcionar, o que mantém sua clientela fidelizada. Oferecer descontos para essa modalidade de compra é um possível atrativo.

Se atualize em relação à biossegurança do procedimento de micropigmentação

Itens como a estrutura e limpeza do seu estabelecimento, uso de equipamentos de proteção individual, qualidade dos equipamentos utilizados e riscos de contaminação cruzada são tão importantes quanto a qualidade do resultado final do procedimento.

O Guia de Saúde para Profissionais de Tatuagem, Piercing e Maquiagem definitiva traz informações muito importantes nesse sentido. Aproveite para ler e revisar a metodologia do seu procedimento de trabalho.

Fique de olho no estoque

Revise a data de validade de seus produtos, para que não haja perdas. Os primeiros a vencer devem ser usados imediatamente após o seu negócio voltar a funcionar. Em tempos de crise, prejuízos devem ser evitados ao máximo.

Reinvente o seu espaço de trabalho

Aproveite o tempo de baixo movimento em seu espaço de trabalho para fazer reformas, e pinturas para repaginar seu espaço. Não é preciso contratar pessoal para isso: você mesma(o) pode fazer pequenas alterações. O importante é não desanimar. Não se esqueça de manter suas redes sociais atualizadas em relação a essas mudanças, para que sua clientela veja que você se mantém em atividade.

Analise a possibilidade de realizar atendimentos a domicílio

O atendimento rigoroso às normas de segurança apontadas pelas autoridades sanitárias em relação à prevenção da COVID-19 pode lhe possibilitar atender nessa modalidade. É fundamental, para a sua segurança e a dos seus clientes, sempre utilizar máscara, higienizar corretamente as mãos se manter distante de aglomerações. Avalie essa possibilidade, mas priorizando sempre a sua saúde e a dos seus clientes.

Receba mais notícias

Deixe seu email abaixo para ser incluído em nossa lista de comunicação.