Perigos Que Uma Tinta Não Registrada Pode Trazer Para a Tatuagem

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

A má qualidade da tinta pode trazer sérios riscos à saúde. Como evitar tintas não liberadas pelos órgãos responsáveis?

Se hoje em dia a tatuagem é uma incrível arte, predominada a ficar eternizada em nossos corpos, seja por um sentimento significativo ou simplesmente pela sua beleza parcial, saiba que ela é muito mais antiga do que muitos de nós imaginamos.

Desde o quarto milênio a.C., ela já era utilizada a partir de rituais religiosos pelos egípcios, bem como por nativos da Indonésia, Polinésia, Filipinas e Nova Zelândia. Mas é verdade que a tatuagem através de agulhas elétricas surgiu em tempos mais recentes. No Brasil, ela foi iniciada em meados da década de 60.

Com a popularização da tatuagem elétrica, muitos não tiveram a preocupação adequada em se aprofundar na qualidade dos materiais utilizados, desde os equipamentos, até a qualidade da tinta, ou mesmo a higienização do ambiente. Fatores que são preocupantes até os dias de hoje. A popularidade dessa incrível arte cresce, mas os riscos também aumentam em relação a falta de atenção das pessoas nesses aspectos. Atentando-se a essa situação, a Iron Works ressalta alguns tópicos importantes para auxiliar nesta jornada!

A má qualidade das tintas pode interferir em nossa saúde?

Se você acha que a má qualidade da tinta pode interferir no resultado final da tatuagem ou trazer algum dano à sua saúde, saiba que você está completamente certo!

Hoje em dia, muitas tintas são reprovadas nos testes de qualidade dos principais órgãos responsáveis, com números alarmantes de Polímetro (nada mais, nada menos que o plástico, grande vilão da nossa saúde). Mas esse componente químico não está sozinho, outra preocupação é o excesso do ferro, comumente encontrado nos produtos que não foram aprovados. Esse último, em grande proporção, pode causar reações, danificando a tatuagem ou até mesmo provocando queimaduras na pele.

E quais são os demais danos causados por esses produtos?

Vermelhidão, inflamação, inchaço, irritação e até mesmo dermatite (um grau de irritação mais elevado), são algumas das características comuns no local onde a tatuagem foi realizada, caso trabalhada com tintas reprovadas. Em situações mais graves, as toxinas presentes nesses produtos podem afetar órgãos vitais, como rins e pulmões, causando problemas ainda mais alarmantes à nossa saúde.

Como vou saber se a tinta é confiável?

É imprescindível, que tanto o tatuador, quanto o cliente, devem estar cientes ao máximo de informações relacionadas às tintas aprovadas, equipamentos, métodos de higienização e esterilização, entre outras informações. Os cuidados do profissional ainda devem estar um degrau acima, para que ele possa deixar o tatuado a par de todas as informações obrigatórias.

A Iron Works Brasil é uma das poucas empresas aprovadas e liberadas pela Anvisa para o comércio de tintas para tatuagem no mercado, garantindo excelência, extrema qualidade e total segurança.

Antes de realizar a tão sonhada, desejada e permanente arte em seu corpo, é importante se atentar as informações de órgãos como a Anvisa e a FDA, bem como informações de clientes e tatuadores presentes em fóruns de páginas da web e nas redes sociais. Ressaltando que o tatuador deve sempre estar por dentro dessas mesmas informações.

E o que mais preciso saber sobre as tintas?

Muitos tatuadores que estão iniciando suas atividades ou possuem pouca experiência, acabam optando por mão de obra barata e encomendam equipamentos e tintas importadas, apenas pelo fato de serem produzidas em outro país, bem como investem em marcas que ainda não foram reconhecidas ou nem mesmo liberadas para serem comercializadas. Este não é o caminho adequado para seguir em frente.

Os pigmentos Iron Works garantem excelente custo benefício, de produtos fabricados no Brasil, com seriedade, qualidade e segurança, através de equipamentos de alta-tecnologia, com cores adaptadas aos diversos tons de pele presentes na imensa diversidade étnica do nosso país. São mais de 128 tons diferentes na tabela de cores da Iron Works.

Agora que já temos uma boa noção no assunto, para evitarmos transtornos e riscos à nossa saúde, além de nos certificarmos na escolha da arte e local, também devemos nos atentar ao ambiente de trabalho, higiene do local, qualidade da tinta (certificando-se de que ela é liberada), equipamentos utilizados, reputação do profissional e não podemos deixar de tomar todos os cuidados necessários no pós-tratamento.

Fontes:

Find Tattoo:

Anvisa:

http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/saiba-quais-sao-as-tintas-de-tatuagem-autorizadas-no-brasil/219201?inheritRedirect=false

Remover Tattoo:

https://www.removertattoo.com.br/tintas-de-tatuagem-nao-aprovadas-pela-anvisa/

Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tatuagem

Iron Works Brasil:

Receba mais notícias

Deixe seu email abaixo para ser incluído em nossa lista de comunicação.