Por que o pigmento vermelho da tatuagem é o que mais provoca reações alérgicas?

vermelha
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Fazer uma tatuagem é algo bastante comum nos dias de hoje. Pessoas de todas as idades ou orientações sexuais escolhem se expressar por meio destes desenhos na pele. A tatuagem existe há mais de 3.500 anos e está cada vez mais atual. Mas é preciso ficar bem atento quando se decide fazer uma, pois além dos cuidados com o estúdio e o profissional, é preciso saber se você tem alguma alergia às tintas usadas.

Claro que nem todo mundo é alérgico ao material usado para fazer as tatuagens. Mas o problema pode aparecer até mesmo depois de meses ou anos. As tintas são feitas de produtos químicos. Sendo assim, as alergias podem acontecer. E quando a tinta a ser utilizada é a vermelha, essa alergia pode ser muito mais comum.

Alergia a tinta vermelha

Para ter uma grande variedade de cores como opção para colorir os desenhos das tatuagens há diversos tipos de produtos químicos envolvidos na produção das tintas. É comum que apareçam alergias às tintas de cores mais incomuns, como coral, rosa ou turquesa. Mas de todas elas a tinta vermelha é a mais comum na produção de alergia.

Os pigmentos para tatuagem são feitos de sais de elementos químicos em transição. Para atingir a cor vermelha, o pigmento que pode ser utilizado é o sal de cádmio. Este metal é muito perigoso, pois pode causar alguns problemas de saúde, como câncer de pulmão e próstata ou lesão nos rins.

Outro elemento químico usado muitas vezes na produção dos pigmentos de tinta vermelha é o mercúrio. Este é o principal causador de alergias na pele. Tudo porque o mercúrio é um metal bastante agressivo.

Como prevenir as alergias à tinta de tatuagem

Há algumas maneiras de prevenção a alergia aos pigmentos. É preciso tomar alguns cuidados anteriores a fazer a tatuagem. Por exemplo, você pode procurar um dermatologista e fazer testes para verificar se sua pele está pronta para o procedimento. Você também poderá fazer testes para saber se tem algum tipo de alergia aos pigmentos.

Também é preciso estar atento ao local onde você fará a tatuagem. Os profissionais devem utilizar tintas cuja comercialização seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As empresas autorizadas a produzir pigmentos para tatuagem são muito cuidadosas, pois buscam evitar problemas de saúde. Houve um tempo em que os pigmentos das tatuagens eram produzidos através de misturas de diversos produtos feitas pelos próprios tatuadores.

Mas, além de tudo isso, é preciso que se tenha em mente que cada organismo responde de forma diferente do outro. A tinta que causa alergia a uma pessoa, pode não causar em outra. Não é o caso de que as pessoas desistam de fazer tatuagem. Elas só precisam ficar atentas.

A Iron Works Brasil é pioneira no Brasil no ramo de pigmentos para tatuagem e micropigmentação. Entre em nosso site e conheça nossos produtos.

Receba mais notícias

Deixe seu email abaixo para ser incluído em nossa lista de comunicação.