Quais os equipamentos necessários para fazer uma tatuagem?

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Você já considerou começar a tatuar, mas não tem a menor ideia de por onde iniciar ou quais equipamentos são necessários para criar um pequeno estúdio? Não se preocupe que a ajuda está a caminho! Descubra agora, todos os itens que um tatuador precisa ter e faça já a sua lista de compras.

Máquinas

As máquinas de tatuagem são, sem dúvidas, o ponto primordial e o carro chefe de todos os equipamentos. Afinal, elas são as responsáveis pela criação dos desenhos sobre a pele.

Para quem quer adquirir uma, há a opção de comprar a rotativa ou a de bobina. No primeiro caso, trata-se de uma máquina mais silenciada e muito mais suave, que danifica menos a pele. Ela é muito fácil de usar, especialmente para os iniciantes. No entanto, por sua agulha se mover rapidamente, essa máquina torna bem complicada a missão de fazer sombreamentos ou até linhas perfeitas, deixando-as, muitas vezes, com aquele aspecto “costurado” que todos os tatuadores desprezam e temem.

Já a de bobina, funciona muito melhor com agulhas grandes e certamente dá um melhor sombreamento e linhas mais suaves, visto que ela dá um controle maior para quem a está utilizando. Ainda assim, essas máquinas não são nada silenciosas e é importante que o profissional já esteja em um nível relativamente avançado para poder trabalhar com elas.

Agulhas

As agulhas de tatuagem são geralmente usadas em grupos, permitindo que o tatuador crie linhas ou sombras. Esses grupos podem ser redondos, usados para criar linhas, ou planos, usados para sombreamento.

Vale lembrar que, de acordo com as leis brasileiras, elas precisam ser descartadas e trocadas a cada nova tatuagem.

Tinta

A tinta é usada na criação da tatuagem na pele e vem em uma variedade de tons, sendo, geralmente, feita de diferentes materiais. Os tatuadores costumam comprar tanto os frascos pretos quanto os coloridos e também têm sempre à mão um recipiente para depositarem o produto na hora de fazer o trabalho.

E por falar no produto, ele deve ser escolhido com bastante responsabilidade, a fim de não colocar a saúde do cliente em risco, causando coceiras, vermelhidão e até feridas. Por esse motivo, verifique sempre se a tinta adquirida foi aprovada pela Anvisa.

Cadeira de tatuagem

As cadeiras de tatuagem têm aparência semelhante às macas dos médicos e às cadeiras dos dentistas. Elas servem para ajudar a manter o cliente em uma posição confortável por um longo período de tempo e são especialmente úteis para quem vai fazer uma tatuagens nas costas.

Uma cadeira de tatuagem de qualidade é essencial em qualquer negócio, pois permite que o artista entre em posições diferentes, mantendo o cliente de uma forma aconchegada e que trará o menor incomodo possível.

Copiadora Térmica

Um item importante que precisa ser incluído em uma lista de suprimentos de tatuagem é uma copiadora térmica. Esse equipamento permite que o tatuador faça uma cópia de um desenho que será transferido para a pele do cliente, certificando-se de que ele obtenha exatamente o que deseja. Isso é útil para desenhos em flash ou para pessoas que têm seus próprios desenhos e desejam tatuar.

Pormenores

Outros itens que também precisam ser adquiridos são o limpador antisséptico para a pele do cliente, toalhas de papel, um recipiente de descarte de resíduos médicos (afinal, tatuadores lidam com agulhas), luvas de látex, vaselina e lâminas descartáveis.

E para você, qual item não pode deixar de faltar em uma boa lista de equipamentos para tatuar? Conte para a gente e aproveite para compartilhar esse texto com um amigo apaixonado por tatuagem.

Receba mais notícias

Deixe seu email abaixo para ser incluído em nossa lista de comunicação.