Saiba como a escolha da agulha pode influenciar na tatuagem

primeira tattoo
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

São muitas as pessoas que acreditam que para uma tatuagem sair perfeita, a técnica do tatuador é o que mais conta e é claro que isso é muito importante, mas existem outros fatores cruciais para o bom resultado das tatuagens, incluindo o tipo de agulha utilizada no processo.

Como todos os demais materiais e equipamentos usados na produção de uma tattoo, a escolha da agulha faz toda a diferença e isso é tão importante quanto a qualidade das tintas.

É essencial considerar que existe um tipo certo de agulha para cada estilo e preenchimento, mas apesar da variedade de opções, a primeira preocupação deve ser com a qualidade do material.

Existem agulhas de todos os tipos e para todos os gostos e bolsos no mercado, mas nem todas vão proporcionar os melhores resultados. É ideal fazer uma pesquisa bem detalhada e realizar testes até perceber quais são as melhores opções que irão atender às necessidades do tipo de arte e do estilo de tatuagem de cada profissional.

As agulhas de tatuagem passaram por um processo de evolução ao longo dos anos. Inicialmente, elas chegaram a ser confeccionadas com dentes afiados de animais e pedaços de ossos, depois, passaram a ser de madeira e bambu e nos dias de hoje, temos modelos muito modernos e precisos.

A agulha é essencial para a definição do traçado e quando a escolha é bem-feita, o tatuador consegue ganhar tempo na execução e proporcionar melhor cicatrização após o final do trabalho.

A importância da espessura

Atualmente, encontramos no mercado agulhas com as seguintes numerações: 6, 8, 10, 12 e 14. A diferença entre uma numeração e outra é de 0,05 mm. Agulhas mais finas injetam menos tinta e por esse motivo são usadas em tatuagens com preenchimentos mais leves, como nos sombreamentos ou nos pontilhados.

Já as agulhas com espessura maior, injetam mais pigmento a cada perfuração, o que possibilita mais agilidade por parte do tatuador.

As agulhas 12 possuem uma espessura de 0,35mm e são as mais utilizados pelos tatuadores no Brasil. Agulhas dessa numeração são ideais para preenchimento, por aplicarem uma quantidade maior de pigmento na pele.

Para traçar e para trabalhos mais delicados, a indicação é das agulhas 10, com espessura de 0.30mm.

A ponta também é importante

taper, que é a distância da ponta da agulha até sua espessura total, também é uma questão que tem que ser levada em consideração. Até porque, a quantidade de tinta que será injetada na pele e a facilidade de penetração dependem exatamente dessa característica.

Agulhas de ponta curta permitem perfurações mais profundas. Nesse caso, a lesão é maior, mas em contrapartida, a velocidade de pigmentação é também superior.

Esse tipo de material é indicado para trabalhos realistas e estilos bold lines, blackworks, orientais, entre outros.

Por outro lado, as agulhas de ponta longa possuem a capacidade de penetrar mais suavemente, fazendo a lesão ser menor. Nesse caso, são indicadas para tipos de tattoo mais detalhadas e suaves, como realismo, aquarela e fineline.

Como todos os equipamentos para tatuagem, as agulhas precisam ter a certificação da Anvisa e é extremamente importante considerar que esse é um material descartável e não deve ser reutilizado.

Não há dúvidas que escolher o tipo certo de agulha, de acordo com as definições da tatuagem desenvolvida é crucial para o resultado do trabalho. As características de cada tipo interferem nos detalhes, que farão toda a diferença quando a tattoo estiver pronta.

Receba mais notícias

Deixe seu email abaixo para ser incluído em nossa lista de comunicação.

Atenção

AVISO COVID-19

Devido a pandemia do Covid-19, nossa produção e, principalmente, a expedição de nossos produtos serão amplamente afetados.

Seguindo as orientações dos órgãos responsáveis, não faremos envios de produtos a partir do dia 20 de Março até São Paulo sair da quarentena (prazo indeterminado).