Saiba como a qualidade da tinta impacta no resultado da tatuagem

tintas tatuagem
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Diversos fatores influenciam na qualidade de uma tatuagem. O talento do tatuador é um dos mais importantes. Mas, outro ponto fundamental, é que ele tenha o equipamento para fazer o seu trabalho da maneira ideal. Um dos equipamentos mais importantes e que mais tem impacto no resultado da tatuagem é a tinta. Por isso, é muito importante que você conhece bem a tinta que você trabalha.

A tinta e sua relação com o resultado da tatuagem

Não é incomum se deparar com cliente que reclamam que as suas tatuagens estão causando sangramentos, estão desbotando muito cedo ou pior, causaram algum mal ou uma reação ruim na saúde de quem o fez. Estes são os três principais pontos a serem avaliados no resultado de uma tatuagem e, todos eles, têm relação direta com a qualidade da tinta.

Como com qualquer indústria, as tintas de tatuagem estão ficando cada vez mais sofisticadas, alcançando os melhores padrões de higiene e qualidade, enquanto diminuem o volume de produtos tóxicos usados na fabricação, o que acaba afetando os três pontos acima.

Um dos principais impactos que a tinta tem na sua qualidade é na cor. Por isso, é importante que a fabricante tenha um cuidado em produzir uma tinta que irá manter a tonalidade por um bom tempo. Para isso, são usadas diversas substâncias, orgânicas e inorgânicas, que podem causar alergia em que for fazer.

Uma ideia para contornar este problema, é fazer um pequeno teste antes do desenho final. Faça uma pequena aplicação na região da pele, para verificar se causa alguma alergia nas 24 horas seguintes.

Cada tinta tem uma cor diferente, sendo produzida com uma substância diferente, que podem causar alergias. Portanto, é preciso fazer o teste com cada uma das cores utilizadas.

A qualidade da tatuagem e seu impacto no resultado

Outro ponto importante, é uma tatuagem que comece a desbotar muito cedo. Este processo é normal, e ocorre por conta da forma como ela é feita. No processo, são feitas diversas pequenas feridas na pele. Porém, o corpo irá tentar fechá-las e, dependendo da substância na tinta, os próprios anticorpos podem atacá-la e “apagá-la” fazendo com que ela fique desbotada mais cedo.

Uma tinta de qualidade impede que este processo ocorra tão rapidamente, pois são usadas substâncias que tornam a ação dos anticorpos mais difícil.

O último e mais importante ponto para definir a qualidade da tatuagem é a questão da saúde de quem irá fazê-la. Enquanto a alergia é um problema incômodo, independe da qualidade da tinta, visto que tem mais a ver com a reação do corpo do cliente.

Porém, a Anvisa tem uma lista de tintas que tem o seu selo de aprovação, dentro do Brasil. É importante seguir a lista, pois tintas que não são aprovadas não tem a sua segurança garantida.

O problema é que pode existir substâncias que resultam em consequências bem mais graves do que a alergia, podendo resultar em danos a órgãos vitais, como os rins, o fígado e o pulmão. Por isso, se atente bem a esta questão de segurança.

Estas são os três principais requisitos para uma tatuagem de qualidade, especialmente de acordo com a qualidade da tinta empregada. Por isso, se você quer uma satisfação maior do cliente, conte com a tinta ideal.

Receba mais notícias

Deixe seu email abaixo para ser incluído em nossa lista de comunicação.