top of page

  Importância do Certificado da Anvisa - Iron Works  

O segmento de tatuagem e dermomicropigmentação vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos.

 

E para quem pensa em investir em um estúdio esta pode ser uma grande oportunidade. Mas não pense que investir nesse nicho é tão simples assim. Entre as várias obrigações que devem ser observadas, está em trabalhar com tintas, pigmentos e demais produtos com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).  

 

anvisa.jpg

A seguir, veja por que o registro ANVISA é importante para as Tatuadores e Dermomicropigmentadores.

 

Produto verificado pela ANVISA

 

O produto que não tem registro na ANVISA e que, portanto, não passou pela sua análise, é considerado clandestino. Todavia, o produto com registro pela ANVISA não é só considerado legal, mas também oferece maior segurança para os seus clientes, o que pode fazer com que o seu estabelecimento fortaleça ainda mais a sua imagem, perante os seus públicos de interesse.

 

Na análise, a ANVISA verifica se a composição da tinta possui substâncias tóxicas ou carcinogênicas. O objetivo é garantir que somente chegue ao consumidor final um produto que não coloque em risco à sua saúde.

 

Vale dizer também que, de acordo com a legislação vigente, os equipamentos, tintas e pigmentos utilizados em estabelecimentos de tatuagem e micropigmentação devem ser registrados na ANVISA. Essa exigência está prevista na resolução RDC N.º 55 de 2008, que conforme a ANVISA, que a tatuagem e micropigmentação uma pigmentação permanente na pele. Assim, o profissional que usa tintas para tatuagem  e pigmentos para micropigmentação com registro na Agência, está atuando não apenas para garantir a segurança e saúde do seu cliente, mas também está agindo de acordo com a Lei.

 

Produto registrado na ANVISA garante maior confiança ao seu cliente e evita problemas para o seu estabelecimento.

 

Antes de fazer qualquer procedimento, o cliente pode cobrar do profissional as informações sobre o produto que ele está utilizando para realizar o procedimento, com o objetivo de se certificar se a tinta e o pigmento são realmente de qualidade e se ela possui registro na ANVISA.

 

É importante dizer que as tintas e pigmentos com registro na ANVISA apresentam, em sua embalagem, o número de registro, bem como a identificação do fabricante e distribuidor, de maneira a garantir que o consumidor final tenha certeza da origem do produto e saiba se ele está em comum acordo com a lei.

 

Caso o cliente identifique alguma irregularidade, ele não só perderá a confiança em seu estabelecimento, como poderá comunicar às autoridades locais a irregularidade, para que possam tomar as devidas providências.

 

O ideal, como vimos, é sempre contar com produtos certificados e registrados pela ANVISA. Dessa maneira, você garante não só a boa reputação do seu estabelecimento, como também a segurança dos seus clientes.

bottom of page